O Assunto #1335: O cabo de guerra no corte de gastos
De janeiro a agosto desse ano, o setor público brasileiro registrou déficit de R$ 86 bilhões e a relação dívida-PIB passou de 78,5%. A expectativa era que, logo no pós-eleição, a equipe econômica anunciasse um grande corte de gastos que demonstrasse que o arcabouço fiscal – que prevê zerar o déficit público em 2025 – segue de pé. Por enquanto, o pacote não saiu e nem a sinalização do governo Lula de como e onde serão aplicados os cortes Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A realidade dos números é implacável: de janeiro a agosto desse ano, o setor público brasileiro registrou déficit de R$ 86 bilhões e a relação dívida-PIB passou de 78,5% – proporção mais alta que a média dos países em desenvolvimento, da qual o Brasil faz parte. O bom desempenho do PIB – acima do consenso do mercado – e a avaliação positiva da agência de risco de crédito Moody’s sinalizam virtudes da política econômica, mas a curva ascendente nas taxas de juros e o risco de estourar o teto na meta de inflação são alertas que exigem uma resposta do governo. A expectativa era que, logo no pós-eleição, a equipe econômica anunciasse um grande corte de gastos que demonstrasse que o arcabouço fiscal – que prevê zerar o déficit público em 2025 – segue de pé. Por enquanto, o pacote não saiu e nem a sinalização do governo Lula de como e onde serão aplicados os cortes. Para analisar a trajetória fiscal das contas públicas brasileiras e comentar as propostas que estão na mesa do presidente, Natuza Nery conversa com Bruno Carazza, colunista do jornal Valor Econômico, comentarista de economia do Jornal da Globo e professor associado da Fundação Dom Cabral.
O que você precisa saber:
Haddad diz entender 'inquietação' do mercado e que vai apresentar cortes para manter contas sob controle
Dólar tem leve alta e renova maior patamar desde 2021, após falas de Haddad sobre fiscal; Ibovespa cai
Haddad tem série de reuniões com Lula e diz que não há data para divulgar corte de gastos
Após eleições e volta de Haddad a Brasília, mercado aguarda anúncio de cortes de gastos
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery. Neste episódio, colaborou também Emily Costa.
Corte de gastos: as contas do governoFONTE: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2024/10/31/o-assunto-1335-o-cabo-de-guerra-no-corte-de-gastos.ghtml